30/05/2022
Academia em condomínios e prédios é diferencial para ganhar tempo e bem-estar dos moradores
As academias para exercícios em prédios e condomínios são espaços diferenciados para se ganhar tempo nas atividades diárias. Além disso, elas proporcionam maior conforto e bem-estar para os moradores, já que facilitam o acesso à equipamentos que só poderiam ser encontrados nas academias comercias. Se antes, para exercitar o corpo, era preciso pegar trânsito, procurar uma vaga para estacionar ou pegar chuva ou calor, agora basta pegar o elevador.
É a economia de tempo que transforma as academias internas dos prédios e condomínios em algo mais prático. Espremidos em agendas cada vez mais intensas, as famílias buscam a praticidade e proximidade das coisas. Um espaço para se trabalhar o corpo e a saúde bem perto de casa se destaca na hora da compra de um apartamento. Usar o elevador é bem mais prático que dirigir até a academia.
Se fica mais fácil de ir e vir de uma academia quando instalada no prédio ou condomínio, alguns custos acabam sendo eliminados. Por exemplo, as mensalidades. As academias internas são gratuitas. Quando não se precisa de carro para ir à academia, menos combustível se gasta e, por vezes, até estacionamento e lanche após os treinos não entram nas despesas do mês. É mais barato e prático usar o elevador ao carro.
A segurança também é bem-vinda quando se usa as academias internas. Cercados pelos sistemas de vigilância e segurança dos prédios e condomínios, os moradores ficam no abrigo da estrutura e aos cuidados do monitoramento de câmeras e porteiros 24 horas por dia. Assim, aquela dor de cabeça de pensar se o veículo está seguro no estacionamento ou se a porta de casa ficou ou não trancada desaparecem.
Horários também deixa de ser um pesadelo. Com academias livres o dia e noite todos ou horários mais amplos, a rotina dos exercícios pode ser mais facilmente encaixada na agenda. Valorização do imóvel também entra na lista de itens positivos das academias internas. Com certeza, um prédio ou condomínio com esse espaço é melhor avaliado na hora de definir onde morar.
Porém, para usar as academias internas, é preciso levar em consideração alguns cuidados. O primeiro é sempre manter o ritmo dos exercícios e nunca extrapolar a capacidade de cada um. Saber os limites do corpo é certeza de não ter problemas como contusões ou estiramento de músculos. Outro cuidado é com a limpeza e higiene dos aparelhos. Nada de fazer exercícios e abandonar alteres e equipamentos com gotas de suor. A limpeza deve seguir os mesmos métodos das academias comerciais. Também é preciso ter cuidado com a estrutura, afinal, o espaço é de uso de todos os moradores.
Parque das Nações e Villa dos Imigrantes, dois empreendimentos com academias – A construtora Locks tem academias internas em vários empreendimentos disponíveis. Entre eles, os ambientes para exercícios no Residencial Parque das Nações, em fase final de construção da segunda torre, e o no Residencial Villa dos Imigrantes, em construção. Ambas construções estão localizadas em Criciúma.
No Parque das Nações, a academia já está finalizada e com equipamentos instalados. São 79,48 metros quadrados com acesso ao terraço com ampla visão do horizonte. Também é paralelo ao salão de festas e com acesso ao terraço maior, com 195,25 metros quadrados.
Já no Villa dos Imigrantes, condomínio com 128 apartamentos em construção, a academia vai integrar o conjunto de espaços coletivos como piscina com deck, pet place, playground, dois quiosques com churrasqueiras a carvão e salão de festas.