
07/06/2022
Se é para descer para o play, é para respeitar!
Os espaços de playground e brinquedotecas em prédios e condomínios fechados é onde a alegria corre solta e as histórias de infância começam. Mas, como todos os outros espaços compartilhados entre moradores, crianças e pais devem seguir as normas de segurança e educação de uso, definidas pelo condomínio. Caso não haja regras escritas, prevalecem as regras explicitas.
Nos condomínios ou prédios, os playgrounds são sinônimo de segurança e tranquilidade, já têm estruturas criadas para isso. Ali, sob o olhar dos pais ou responsáveis, as crianças podem brincar à vontade. Mas, para que a diversão não termine em confusão, todos precisam cuidar para o respeito aos horários de abertura do play, a idade ideal para cada brinquedo. Nas brinquedotecas, os brinquedos são de uso geral e precisam ser devolvidos quando a brincadeira acaba.
Nos parquinhos, cada brinquedo tem uma faixa etária específica de uso. Assim, crianças maiores que queiram usar brinquedos dos menores podem danifica-lo e inutiliza-lo para todos. Além disso, compartilhar brinquedos, como escorregas e carrossel, entre crianças maiores e os pequeninos pode ser perigoso para os menores. Além de tudo isso, manter a higiene e segurança nesse ambiente é imprescindível.
É importante lembrar às crianças que todos os brinquedos disponíveis são para uso de todos. Principalmente nas brinquedotecas, onde os brinquedos são menores e passiveis de serem levados a qualquer lugar. Um carrinho ou uma boneca são para que todos brinquem. Nessa hora, os pais precisam mostrar para a criança esse conceito, criando uma lição para a vida. Outra lição é o respeito. Nada de fazer barulho à noite ou depois do horário de fechamento do playground ou da brinquedoteca. Respeitar os horários e o silêncio geral do condomínio é necessário para a boa convivência.
Playgrounds e brinquedotecas nos empreendimentos da Construtora Locks – A Construtora Locks tem, entre os empreendimentos que tem construídos ou em construção, conta com várias opções para espaços infantis. Entre eles, o Düsseldorf Residencial, terá entre os espaços compartilhados, uma brinquedoteca e um playground. Ambos os espaços foram pensados para agregar funcionalidade e segurança, além de proporcionar diversão para as crianças. Este residencial está em construção no bairro Santa Bárbara, em Criciúma.
Outro empreendimento em construção que contará com playground é o Villa dos Imigrantes Residencial, no bairro Ana Maria. Lá o parquinho é um dos espaços de lazer compartilhado, que conta, também, com quiosques com churrasqueira a carvão, salão de festas, pet place e piscina.
Além destes dois, a construtora ainda tem o Dresden Residencial, no bairro Pio Corrêa, em fase de construção, que terá playground. Assim como o Düsseldorf, o Dresden terá parquinho externo, porém, sem brinquedoteca.